sexta-feira, 23 de junho de 2017

Documentário sobre João Silva, um dos principais parceiros de Gonzagão, chega aos cinemas


Danado de Bom foi vencedor em quatro categorias do Cine PE 2016

Fonte: Diario de Pernambuco

João Silva é o autor de sucessos como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom. Foto:Inquietude e Mariola Filmes/Divulgação
João Silva é o autor de sucessos como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom. Foto:Inquietude e Mariola Filmes/Divulgação

Vencedor do Cine PE 2016 em quatro categorias, o documentário pernambucano Danado de bom chega aos cinemas a partir desta quinta-feira (22). Ganhador dos prêmios de Melhor Filme, Fotografia, Montagem e Edição de Som, o longa conta com a participação de músicos como Domiguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione em uma viagem com o compositor João Silva, em retorno à sua terra natal, Arcoverde, no Sertão pernambucano.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se


Durante a jornada, João Silva relembra sua infância de menino andarilho e semianalfabeto até se tornar compositor de sucessos nacionais como Pagode russoNem se despediu de mim e Danado de bom, passando a ser um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Falecido em 2013, Mestre João compôs mais de 3 mil músicas e recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco no ano do centenário do Rei do Baião, 2012.

Em Pernambuco, a obra tem pré-estreias marcadas para os dias 22 a 25 de junho, no recém-reformado Cine Rio Branco, em Arcoverde; 22 de junho no Sesc Caruaru e 4 de julho no Sesc Petrolina. Em São Paulo, o longa terá duas pré-estreias no dias 24 e 25 de junho, no Centro de Tradições Nordestinas, no Espaço Cabra Mix. A partir de 29 de junho, Danado de bom ganha o Brasil e passa a ser exibido em diversas salas de cinema das capitais Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Luiz, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

Danado de bom também será lançado em circuito não comercial em outras cidades, em parceria com cineclubes, universidades, escolas, centros culturais e outros espaços. O documentário está disponível para qualquer pessoa ou instituição que queira organizar uma exibição coletiva em seu espaço durante o período de lançamento, ou em outras datas, por meio da plataforma de distribuição alternativa Taturana Mobilização Social, bastando o exibidor proponente se cadastrar e agendar a sessão.

O Mestre João

Nascido em 16 de agosto de 1935 em Arcoverde, Pernambuco, aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Compôs mais de 3 mil músicas e se tornou um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga a partir dos anos 1960. Também trabalhou com João do Vale, Dominguinhos, Onildo Almeida, Rosil Cavalcante, Severino Ramos, Bastinho Calixto, Pedro Maranguape, Zé Mocó, Pedro Cruz, Sebastião Rodrigues e outros. 

Entre seus principais sucessos estão A mulher do sanfoneiroDanado de bomPagode russoNem se despediu de mimMeu AraripeUma pra mim outra pra tu e Pra não morrer de tristeza, que já teve cerca de 40 gravações. Como produtor, produziu discos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro entre outros. Atuou também como arranjador. Foi homenageado no São João de Arcoverde e do Recife, recebendo ainda o título de cidadão recifense.

Assista ao trailer de Danado de bom:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me