sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MINISTRO VEM A PERNAMBUCO AUTORIZAR MIGRAÇÃO DE RÁDIOS AM PARA FM



O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, estará em Recife no próximo dia 15 de setembro, às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, para o ato de assinatura dos processos de migração de rádios AM para FM em Pernambuco.

A confirmação foi feita através de nomes do partido do ministro, o PSD, e integrantes do governo do Estado. Representantes da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe) também participarão do encontro.

Do Sertão,  prefixos históricos como as rádios Pajeú, de Afogados da Ingazeira, Agnus Dei/Cardeal, aqui de Arcoverde, Asa Branca de Salgueiro e Educadora de Belém do São Francisco estão entre as que aguardavam o ato do Ministério.

Andamento - A assinatura não quer dizer que haverá migração automática para FM, mas é passo determinante. Após o ato, as emissoras ainda cumprem protocolo técnico até a autorização definitiva. Há ainda os custos para a montagem do novo parque técnico das emissoras, já que boa parte dos atuais equipamentos não servem para FM.

Entenda - A migração de rede AM para FM no Brasil começou em 2009. O motivo era o desejo dos radiodifusores de preservar seus conteúdos da frequência AM e também melhorar seus serviços com a faixa FM, que tem melhor qualidade de áudio.

As redes AM tem longo alcance, mas sofre com interferências eletromagnéticas devido aos ruídos elétricos urbanos.Já na rede FM, as ondas de rádio são mais uniformes e são menos afetadas por interferências externas.

A migração não é obrigatória, mas os radiodifusores optaram pela mudança para conservarem seus conteúdos.As rádios que optarem por continuar na faixa AM vão ter de se adequar a certas normas, como ter a potência mínima de mil watts em vez de energias instáveis.O não cumprimento das normas vai resultar no encerramento das atividades da rádio, isso se a potência for menor que a caracterizada no AM local.

Com informações do Blog do Nill Junior e do Portal Abert.
Imagem: Reprodução/Portal Set.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me