quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Viver e trabalhar com sentido



Você já pensou se sua vida hoje tem sentido? E o seu trabalho, ele faz sentido pra você? Já pensou em quanto tempo de sua vida hoje, está sendo tomado por este trabalho ? Se andou fazendo esses questionamentos é porque talvez alguma coisa em seu trabalho ou sua vida te incomodam, e se não parou pra pensar nisso ainda, talvez é porque nem tempo tenha tido pra isso.  Te convido então pra pensarmos juntos por alguns poucos minutos.  
Nós passamos quase 20 anos de nossa vida indo pra escolas e faculdades, ocupando mais da metade de nosso tempo com coisas que outras pessoas consideraram importantes pra nós, e que, para a maioria, não fazia muito sentido. Durante esse tempo, nos ensinaram, nos educaram e nos prepararam pra quê ? Para o mundo do trabalho.
E então nós entramos nesse mundo para fazer o quê nele ? Para vender o nosso tempo, 10 horas ou mais por dia durante praticamente toda nossa vida saudável. e porque nos permitimos vender algo tão precioso como nosso tempo ? porque também nos ensinaram que, muito mais importante do que nosso tempo, ou do que nossa vida, são os bens materiais e o reconhecimento social, que precisamos conquistar com a venda desse tempo.
A sociedade nos educa e nos prepara pra viver uma vida cujo o único propósito que parece existir, é o de morrermos com mais bens materiais do que nascemos. É triste reconhecer isso, mas o propósito que a sociedade nos dá para viver, está literalmente no caixão, que é o reconhecimento póstumo. Um dia sermos reconhecidos e lembrados pelo quanto sacrificamos nosso tempo ou nossa vida, para conquistar os bens materiais que estamos deixando para nossos descendentes disputarem!
Essa vida faz sentido para um ser humano? Eu nunca encontrei esse sentido. Percebi que pessoas aceitam essa vida porque não sabem ou não acreditam que existe outra forma de viver. Pessoas tem até medo de questionar essa forma de viver, simplesmente porque não saberiam viver de outra maneira… Então se conformam, e até se gabam de viver esta vida de sacrifício. Só que, gostando ou não, o sacrifício da vida cobra seu preço de todos nós. Doenças crônicas, remédios e hospitais, acabam batendo bem cedo na maioria de nossas portas para lembrarmos que esquecemos de viver.
Será que já não é hora de simplesmente pararmos de aceitar essa vida que a sociedade nos impõe? Será que não é hora de pensarmos em uma vida, ou em um trabalho, que faça mais sentido pra nós? Será que não está na hora de você pensar em uma vida que faça sentido pra você, e não para os outros?
Vou te ajudar a pensar um pouco sobre essa vida, a imaginar essa vida.
Primeiro, pense em uma atividade que você adora fazer… Uma atividade que talvez você hoje chama de hobby. Caso não tenha um hobby, tente lembrar de uma atividade que você adorava fazer na sua infância ou adolescência, ou em uma atividade que você sonha em um dia aprender só por aprender: Coisas como música, gastronomia, jardinagem, marcenaria, cervejaria, pintura, cuidar de crianças, de idosos, decoração, ajudar pessoas.. enfim, qualquer atividade que você considere apaixonante, que toca seu coração, que você faria de graça, ou até pagaria pra fazer ou pra aprender a fazer. Uma atividade que faz todo sentido pra você. Existe uma atividade assim não existe ?.
Muito bem, agora imagine você dedicando-se no máximo dois dias por semana para esta atividade. E imagine que você está fazendo tão bem, com tanta qualidade, que as outras pessoas se encantam com esse seu trabalho. E até pagam por ele !!
Agora imagine que o dinheiro que elas pagam pelo resultado desses dois dias do seu trabalho, seja suficiente pra você viver. Suficiente pra você pagar tudo que você precisa.
Pense agora nos outros 5 dias que te sobram. Vamos imaginar que você poderia dedicar esses 5 dias integralmente para coisas que te deixam mais feliz. Por exemplo, educar e brincar com seus filhos, passar tempo com as pessoas que ama, aprender coisas importantes sobre si mesmo, sobre sua vida, e sobre seus relacionamentos, fazer e aprender mais atividades que você também pode gostar como fotografia, prática de esportes, conversas com pessoas que te inspiram, contato com a natureza, preparo de alimentos saudáveis, atividades voluntárias para ajudar outras pessoas, viagens, enfim: pense que você tem 5 dias da semana pra dedicar-se somente para as coisas e atividades que fazem total sentido para você.. Imaginou ?
Se você conseguiu imaginar a sua semana com esses 7 dias, você se ver realizando um trabalho e vivendo uma vida que faz sentido pra você !… É disso que estamos falando.
Meu nome é Renan Carvalho, sou educador e pensador, casado e pai de quatro filhos, e em minha casa, nós escolhemos viver esta vida. Eu já fui executivo de multinacional, empresário e consultor empresarial,  já vivi toda essa loucura que sociedade espera que a gente viva. E já sofri muito as consequências disso… Mas consegui acordar e, aos poucos ir migrando minha vida, migrando todo meu tempo útil para atividades e pessoas que fazem sentido pra mim. E também conheci muitas outras pessoas que fizeram o mesmo. E o mais incrível foi perceber que, pra dar esse passo, não foi preciso ter dinheiro, nem reservas, aliás dinheiro é coisa que eu nunca tive. Foi preciso ter conhecimento e coragem para experimentar.
Sou um grande curioso e busquei aprender muito com essas minhas experiências. Então já a mais de 10 anos venho ajudando pessoas e empresas a também conseguirem dar esse passo, se libertarem dessa prisão social que vivemos, despertarem e começarem a colocar em prática uma vida que faça sentido.
Se esta vida também te interessa então quero te convidar pra continuar batendo papo comigo, para inscrever-se em nosso workshop Viva e Trabalhe com Sentido…, online e gratuito. Nele, eu vou compartilhar com vocês conhecimentos importantes, de como podemos fazer para dar esse passo primeiramente em nossa vida e em nosso trabalho, e depois, caso você seja empreendedor, a dar este passo também em sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me