quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A ÚLTIMA EDIÇÃO DO PROJETO EM HOMENAGEM A JOSIAS LIMA TEVE HOJE UM CONCERTO NA PRAÇA DO SÃO CRISTÓVÃO


Numa realização do maestro Eduardo Espinhara e da produtora Maria Vasconcelos, Com o apoio do Funcultura e da Fundarpe o projeto Celebração Musical de Arcoverde, foi realizado nesta quinta-feira (05) o concerto da Orquestra Metais de Arcoverde, uma homenagem ao compositor e músico Josias Lopes de Lima, considerado o maior compositor de frevo da cidade. A apresentação, que foi aberta ao público, na Praça do São Cristóvão, e teve início as 20h.

O concerto, teve a regência do maestro Eduardo Espinhara e contou com a produção de Maria Vasconcelos. Este concerto vai fechou com chave de ouro a  homenagem a Josias no bairro em que ele tanto viveu, atuou e brilhou ao longo da sua vida!.

Pensando na melhor mobilidade dos seus espectadores, a produção do Celebração Musical de Arcoverde teve uma atenção especial com idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida (mesmo que temporária).

"Os músicos da Orquestra são todos de Arcoverde e aprenderam música na nossa cidade, nas escolas de música, como Fundação Terra, Colégio Cardeal e a banda de música", finalizou Eduardo. 

Sobre Josias Lima - Josias Lopes de Lima, nasceu na cidade de Altinho, no agreste de Pernambuco, no dia 23 de novembro de 1949. Aos 9 anos mudou-se para cidade da Pedra, onde ainda adolescente teve os primeiros contatos com a música. Josias começou tocando requinta e depois passou a assumir a função de saxofonista, instrumento de sua preferência.

Aos 25 anos foi convidado para integrar na banda sinfônica de São Bernardo do Campo, atuando como clarinetista durante nove anos. Voltou para o Nordeste para atuar na orquestra Super Oara na função de saxofonista e de principal arranjador.

Foi convidado para fundar a Escola de Música da Fundação Terra em Arcoverde, onde atuou como professor de teoria musical e prática em instrumento de sopro formando uma geração de novos músicos, num trabalho que uniu ações sociais e culturais na comunidade da Rua do Lixo.

O artista era casado com Maria José, com quem teve 5 filhos um dos quais, Adriano Lima, segue carreira musical tocando saxofone. São muitos motivos pelos quais nos vemos no dever de homenagear aquele que com seu exemplo contribuiu e ainda hoje contribui para nova geração de músicos da cidade. Josias Lopes de Lima faleceu no ano de 2014 na cidade de Arcoverde. (Celebração Musical de Arcoverde).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@arcoverde.e.cia

Follow Me